Consulta dos pedidos de reivindicação

O endpoint de consulta de pedidos de reivindicação permite:

  • Acompanhar as solicitações de reivindicação de posse ou portabilidade de chaves realizadas pelos clientes dos parceiros Hiperbanco;
  • Verificar se há pedidos de reivindicação provenientes de outras instituições financeiras direcionados aos clientes dos parceiros Hiperbanco.

Requisição (Request)

Requisição HTTP

GET https://sandbox.hiperbanco.com.br/pix/pix-key-claims
--request GET 'https://sandbox.hiperbanco.com.br/pix/pix-key-claims' \
--header 'version: cutting-edge' \
--header 'Content-Type: application/json' \
--header 'Authorization: Bearer {{token}}'

Cabeçalhos (Headers)

NomePropriedadeDescrição
versioncutting-edgeEssa propriedade garante que o response da API seja retornado no formato JSON
AuthorizationBearer tokenObrigatório. Token de autorização do tipo Bearer.

Parâmetros da rota (Path)

Não é necessário enviar parâmetros no path desta requisição.

Corpo da requisição (Body)

Não é necessário enviar campos no body desta requisição.

Resposta (Response)

O status code 200 indicará sucesso na consulta.Sendo bem-sucedido, o retorno irá trazer uma lista com os seguintes campos em formato JSON:

Nome

Tipo

Descrição

data

object

Objeto principal da resposta.

data.pixKeyClaims

array

Lista de reivindicações de chaves Pix.

data.pixKeyClaims[].id

string

Identificação única de pedido de portabilidade ou posse. Esse valor deverá ser utilizado todas as vezes que você realizar uma operação referente a essa reivindicação, como consulta, cancelamento etc.

data.pixKeyClaims[].type

string

Tipo de reivindicação, que pode ser "PORTABILITY" (portabilidade) ou "OWNERSHIP" (posse).

data.pixKeyClaims[].status

string

Situação do pedido de reivindicação.

data.pixKeyClaims[].addressingKey

object

Objeto que contém informações sobre a chave de endereçamento.

data.pixKeyClaims[].addressingKey.type

string

Tipo de chave, que pode ser "CPF", "CNPJ", "PHONE" ou "EMAIL".

data.pixKeyClaims[].addressingKey.value

string

Valor da chave.

data.pixKeyClaims[].claimer

object

Objeto que contém informações sobre o banco a conta do reivindicador.

data.pixKeyClaims[].claimer.branch

string

Número da agência.

data.pixKeyClaims[].claimer.number

string

Número da conta.

data.pixKeyClaims[].claimer.bank

object

Objeto que contém informações sobre o banco do reivindicador.

data.pixKeyClaims[].claimer.bank.name

string

Nome da instituição financeira do requerente.

data.pixKeyClaims[].claimer.bank.ispb

string

ISPB (Identificador de Sistema de Pagamentos Brasileiro) do banco do reivindicador.

data.pixKeyClaims[].donor

object

Objeto que contém informações sobre a conta do doador.

data.pixKeyClaims[].donor.branch

string

Número da agência.

data.pixKeyClaims[].donor.number

string

Número da conta.

data.pixKeyClaims[].donor.bank

object

Objeto que contém informações sobre o banco do doador.

data.pixKeyClaims[].donor.bank.name

string

Nome do banco do doador.

data.pixKeyClaims[].donor.bank.ispb

string

ISPB (Identificador de Sistema de Pagamentos Brasileiro) do banco do doador.

data.pixKeyClaims[].donorActionLimitDate

string

Data limite para o doador de posse e o reivindicador (tanto de posse como de portabilidade) confirmarem ou cancelarem o pedido, no formato ISO 8601 - UTC.

Data limite para o doador realizar ações, como concluir ou cancelar o pedido de reivindicação, no formato ISO 8601 - UTC.

data.pixKeyClaims[].createdAt

string

Data de criação do pedido de reivindicação, no formato ISO 8601 - UTC.

data.pixKeyClaims[].updatedAt

string

Data de atualização do pedido de reivindicação, no formato ISO 8601 - UTC.

data.pixKeyClaims[].confirmReason

string

Motivo da confirmação do pedido de reinvindicação, que pode ser "DONOR_REQUEST", retornado quando o dono da chave realiza a doação para o reivindicador; "DEFAULT_OPERATION", quando o sistema confirma a doação de uma chave que já completou 15 dias em WAITING_RESOLUTION (somente em caso de posse); ou "ACCOUNT_CLOSURE" (encerramento de conta).

data.pixKeyClaims[].cancelReason

string

Motivo do cancelamento do pedido de reinvindicação.

📘

Nota

Os campos retornados poderão variar, de acordo com a situação (status) em que o pedido de reivindicação se encontra.

O Retorno 1 traz detalhes dos pedidos de reivindicação de chaves abertos por um cliente do parceiro Hiperbanco (caso em que o cliente é o reivindicador).

Já o Retorno 2 refere-se a um pedido de reivindicação proveniente de outra instituição financeira para um cliente do parceiro Hiperbanco (nesse caso, o cliente é o doador).

{
  "data": {
    "pixKeyClaims": [
      {
        "id": "123e4567-e89b-12d3-a456-426614174000",
        "type": "OWNERSHIP",
        "status": "OPEN",
        "addressingKey": {
          "type": "PHONE",
          "value": "+5521998765432"
        },
        "claimer": {
          "branch": "1234",
          "number": "9876543210",
          "bank": {
            "name": "Acesso Soluções de Pagamento S.A",
            "ispb": "13140088"
          }
        },
        "donorActionLimitDate": "2025-08-04T17:00:00.000Z",
        "createdAt": "2025-07-20T14:00:00.000Z",
        "updatedAt": "2025-07-21T10:30:00.000Z"
      }
    ]
  }
}
{
  "data": {
    "pixKeyClaims": [
      {
        "id": "f9a1b2c3-4d5e-6789-90ab-cdef12345678",
        "type": "OWNERSHIP",
        "status": "WAITING_RESOLUTION",
        "addressingKey": {
          "type": "PHONE",
          "value": "+5521987654321"
        },
        "claimer": {
          "branch": "1234",
          "number": "9876543210",
          "bank": {
            "name": "Banco Digital Fictício S.A.",
            "ispb": "18236120"
          }
        },
        "donor": {
          "branch": "5678",
          "number": "1234567890",
          "bank": {
            "name": "Banco Virtual do Brasil S.A.",
            "ispb": "11112222"
          }
        },
        "donorActionLimitDate": "2025-08-04T17:01:27.000Z",
        "createdAt": "2025-07-21T14:01:28.657Z",
        "updatedAt": "2025-07-21T14:01:48.927Z"
      }
    ]
  }
}

Possíveis status

StatusDescrição
OPENSolicitação aberta pelo reivindicador, mas ainda não recebida pelo doador.
WAITING_RESOLUTIONA reivindicação já foi recebida pelo doador e está aguardando a resolução.
CONFIRMEDO doador confirmou o pedido de reivindicação e vai ceder a chave para a outra instituição. Isso implica a remoção da chave do DICT e da base interna do PSP doador. Está aguardando o reivindicador encerrar o processo.
WAITING_VALIDATIONApós a confirmação, indica-se que o donorActionLimitDate foi atingido. A partir deste momento, a reivindicação passa a ter o status de WAITING_VALIDATION, permitindo ao reivindicador realizar a validação de posse (TOTP) e concluir a reivindicação. Isso é aplicável apenas para reivindicações de posse (OWNERSHIP).
CANCELEDO doador ou reivindicador cancelou a reivindicação, mantendo o vínculo inalterado (conforme estava antes da reivindicação), tanto no DICT quanto na base interna do PSP.
COMPLETEDO pedido de portabilidade ou posse foi completado com sucesso e a chave foi transferida para o Hiperbanco.

Motivo do cancelamento do pedido de reinvindicação

MotivoDescrição
CLAIMER_REQUESTCancelado pelo reivindicador.
DONOR_REQUESTCancelado pelo doador (somente portabilidade).
ACCOUNT_CLOSUREEsse tipo de cancelamento ocorre caso uma conta seja encerrada e esta possua chaves com pedido de portabilidade em aberto.
FRAUDCancelado pelo doador (somente posse).
DEFAULT_OPERATIONCancelado pelo sistema. Esse tipo de cancelamento ocorre quando o pedido completa sete dias com o status WAITING_RESOLUTION (somente para portabilidade).

Erros

Este endpoint pode retornar erros específicos, conforme a tabela a seguir:

Status codeCódigoMensagemDescrição
404CLAIM_NOT_FOUNDClaim not found.Pedido de reinvindicação não encontrado.

Recordamos que esta API também poderá retornar erros comuns entre todos os endpoints que acompanham os erros 400 (se houver).

Eventos

Este endpoint não possui eventos relacionados a ele.