Registro de pessoa física

Este endpoint permite realizar o registro de clientes do tipo pessoa física.

Pré-requisitos

Para que seja possível utilizar este endpoint, é necessário que:

  • Possuir um CPF valido na Receita Federal

Requisição (Request)

Requisição HTTP

POST https://sandbox.hiperbanco.com.br/Onboarding/user/{{clientId}}
--request POST 'https://sandbox.hiperbanco.com.br/Onboarding/user/{{clientId}}' \
--header 'version: cutting-edge' \
--header 'Content-Type: application/json' \
--header 'Authorization: Bearer {{token}}' \
--data-raw '{
  "registerName": "Juliana Costa",
  "socialName": "Juliana Costa",
  "password": "TesteFicticio123@",
  "documentNumber": "08541256325",
  "documentNumberPhoto": "987654321",
  "email": "[email protected]",
  "documentType": "RG",
  "issuerEntity": "SSP",
  "birthDate": "1995-08-15",
  "motherName": "Márcia Costa",
  "dateNumberDocumentPhoto": "2024-03-12",
  "phone": {
    "countryCode": "55",
    "number": "11985412567"
  },
  "address": {
    "zipCode": "01001-000",
    "addressLine": "Rua das Palmeiras",
    "buildingNumber": "123",
    "complement": "apto 45",
    "neighborhood": "Centro",
    "city": "São Paulo",
    "state": "SP",
    "country": "BR"
  },
  "occupation": "OCP0001",
  "pep": "NONE",
  "assertedIncome": 3500,
  "gender": "FEMININO",
  "nationality": "BRASILEIRO",
  "relationshipStatus": "SOLTEIRO",
  "education": "NAO_ALFABETIZADO",
  "agency": "0001"
}'

Cabeçalhos (Headers)

NomePropriedadeDescrição
versioncutting-edgeEssa propriedade garante que o response da API seja retornado no formato JSON

Parâmetros da rota (Path)

NomeTipoDescrição
clientIdpathId do cliente. (Esse ID é fornecido junto com as credenciais do cliente)

Corpo da requisição (Body)

CampoTipoDescriçãoEspecificação
registerNamestringObrigatório. Nome conforme consta no documento de identificação (RG, CNH) do cliente.Informe o nome completo, sem abreviações. Máximo de 255 caracteres.
socialNamestringNome pelo qual a pessoa gostaria de ser chamada. Saiba mais consultando a Cartilha do nome social.Máximo de 255 caracteres.
documentNumberstringObrigatório. Número do documento do cliente (CPF).
emailstringEndereço de e-mail
passwordstringSenha do usuárioDeverá conter no mínimo 8 caracteres sendo composto por letras maiúsculas, letras minúsculas, números e caractere especial
documentNumberPhotostringNúmero do documento que será enviado para analise (RG, CNH)
documentTypestringTipo do documento (RG, CNH)
dateNumberDocumentPhotostringData de emissão do documento com foto (yyyy-MM-dd)
issuerEntitystringÓrgão emissor do documento que será enviado para analise
birthDatestringObrigatório. Data de nascimento do cliente. O cliente deve ter, no mínimo, 18 anos.Formato YYYY-MM-DD.
motherNamestringObrigatório. Nome da mãe do cliente como consta no documento de identidade. Também é possível incluir o nome que consta no campo "Filiação" dos documentos de identificação.Informe o nome completo, sem abreviações. Máximo de 255 caracteres.
phoneobjectObrigatório. Objeto que deverá conter informações sobre o telefone do cliente.
phone.countryCodestringObrigatório. Código DDI do país. Atente-se à lista de países bloqueados para Onboarding.
phone.numberstringObrigatório. Número de telefone (celular) do cliente com DDD (deve ser um número capaz de receber SMS).
addressobjectObrigatório. Objeto que deverá conter informações sobre o endereço do cliente.
address.zipCodestringObrigatório. Código postal do endereço.
address.addressLinestringObrigatório. Logradouro (nome da rua, avenida etc.).Máximo de 255 caracteres.
address.buildingNumberstringObrigatório. Número do imóvel com até dez caracteres. Se não possuir número, substitua por S/N.
address.complementstringComplemento do endereço. Exemplo: Apto 123, Casa B etc.Máximo de 255 caracteres.
address.neighborhoodstringObrigatório. Nome do bairro ou distrito.Máximo de 255 caracteres.
address.citystringObrigatório. Nome da cidade.Máximo de 255 caracteres. Devem-se evitar acentos e outros caracteres especiais.
address.statestringObrigatório. Sigla do estado brasileiro.Formato ISO 3166-2:BR.
address.countrystringObrigatório. Sigla do país (Brasil).Formato ISO 3166-2:BR.
occupationstringObrigatório. Código de ocupação do cliente. Observação: caso o cliente possua mais de uma ocupação, esse campo deve ser preenchido com a sua principal fonte de renda.
pepstringObrigatório. Nível de exposição política do cliente, que pode ser "NONE" (o cliente não é e nem tem vínculo com pessoa exposta politicamente), "SELF"(o cliente é pessoa exposta politicamente) e "RELATED" (o cliente tem vínculo familiar, possui sociedade ou é estreito colaborador de pessoa exposta politicamente).
assertedIncomenumberObrigatório. Valor em Reais da renda declarada pelo cliente.O valor mínimo para esse campo é de: 0.00, e o valor máximo: 99999999999999.99 (até 14 caracteres antes do ponto e até dois caracteres após o ponto).
genderstringGênero
nationalitystringNacionalidade
relationshipStatusstringEstado civil
educationstringGrau de escolaridade
agencystringCódigo da agênciaUtilizar padrão 0001
{
  "registerName": "Juliana Costa",
  "socialName": "Juliana Costa",
  "password": "TesteFicticio123@",
  "documentNumber": "08541256325",
  "documentNumberPhoto": "987654321",
  "email": "[email protected]",
  "documentType": "RG",
  "issuerEntity": "SSP/SP",
  "birthDate": "1995-08-15",
  "motherName": "Márcia Costa",
  "dateNumberDocumentPhoto": "2024-03-12",
  "phone": {
    "countryCode": "55",
    "number": "11985412567"
  },
  "address": {
    "zipCode": "01001-000",
    "addressLine": "Rua das Palmeiras",
    "buildingNumber": "123",
    "complement": "apto 45",
    "neighborhood": "Centro",
    "city": "São Paulo",
    "state": "SP",
    "country": "BR"
  },
  "occupation": "OCP0001",
  "pep": "NONE",
  "assertedIncome": 3500,
  "gender": "FEMININO",
  "nationality": "BRASILEIRO",
  "relationshipStatus": "SOLTEIRO",
  "education": "NAO_ALFABETIZADO",
  "agency": "0001"
}

Envio dos documentos pessoais

📘

Importante

Após registro do cliente, o usuário deverá realizar o envio dos documentos pessoais para que seja feita a analise com o ID One

Países bloqueados para Onboarding

Reafirmando o compromisso do Hiperbanco com a segurança, prevenção à lavagem de dinheiro e combate ao terrorismo, vetamos o registro de clientes cujos DDIs sejam provenientes dos países listados a seguir. Clique na seta para expandir a lista:

Países bloqueados
Código DDIPaís
355Albânia
375Bielorrússia
387Bósnia e Herzegovina
359Bulgária
257Burundi
850Coréia do Norte
385Croácia
53Cuba
386Eslovênia
967Iémen
98Irã
964Iraque
961Líbano
218Líbia
389Macedônia do Norte
382Montenegro
236República Centro-Africana
242República do Congo
243República Democrática do Congo
40Romênia
7Rússia
381Sérvia
963Síria
252Somália
249Sudão
211Sudão do Sul
58Venezuela
263Zimbábue

Resposta (Response)

O status code 200 indicará que o registro do cliente foi realizado com sucesso.

[
    {
        "code": "REGISTRATION_DONE",
        "messages": [
            "Registration done successfully"
        ]
    }
]
📘

Nota

Após o registro do cliente, o usuário deve ser submetido ao processo de Prova de vida, no qual consiste na analise de sua selfie e foto do documento.

Status da análise KYC

StatusDescriçãoO que fazer?
PENDING_APPROVALO registro do cliente está em análise, aguardando aprovação.Pedimos que aguarde até a confirmação do resultado da análise.
APPROVEDO registro do cliente foi aprovado. Agora estamos criando a sua conta.Agora você já pode criar a conta de pagamentos do cliente.
IN_ANALYSISO registro do cliente foi direcionado para análise manual (exclusivo para parceiros com derivação).Pedimos que aguarde até a confirmação do resultado da análise.
REPROVEDO registro do cliente foi reprovado. Junto com esse status deve ser retornado o campo reasons.Pedimos que verifique os motivos de reprovação antes de realizar uma nova tentativa.
BLACKLISTEDJunto com esse status deve ser retornado o campo reasons com o valor NOT_RETRY.Interrompa as tentativas de cadastro desse CPF.
CANCELEDO cadastro do cliente foi cancelado.Há possibilidade de solicitação de novo registro.
REVOKEDO cadastro do cliente foi revogado.Solicite complemento ou ajuste no registro de seu cliente.

Retorno em caso de reprovação

Se o registro do cliente for reprovado, será preciso realizar uma análise mais detalhada. Quando isso ocorrer, o parceiro poderá solicitar essa análise através do Service Desk do Hiperbanco, o que poderá levar até sete dias úteis para conclusão.

O parceiro e o cliente devem aguardar o resultado dessa análise antes de tentar novamente. Veja quais podem ser os motivos de reprovação de uma análise.

Simular Reprovação

É possível simular uma reprovação de registro, somente em ambiente sandbox, ao utilizar um dos seguintes documentos:

  • 312.806.468-70
  • 101.614.018-56
  • 145.774.718-92
  • 270.205.260-63
  • 102.078.370-23
  • 606.733.970-68

Erros

Este endpoint pode retornar erros específicos, conforme a tabela a seguir:

Status codeCódigoMensagemDescrição
409CUSTOMER_AWAIT_EVALUATIONCustomer await evaluation.Cliente aguardando análise.
422INVALID_OCCUPATIONOccupation provided is invalid.Código de ocupação do cliente inválido.

Recordamos que esta API também poderá retornar erros comuns entre todos os endpoints que acompanham os erros 400 (se houver).

Eventos

Este endpoint não possui eventos relacionados a ele.